Olá pessoal, olá New Comers!

Hoje eu resolvi contar pra vocês como foi minha segunda entrevista, desde que horas eu cheguei, quem me entrevistou até as perguntas que foram feitas e minhas repostas. Pra quem não me conhece, meu nome é Bárbara, tenho 21 anos, e eu fui Merchandise 17/18 na Main Street East.

Como vocês talvez já saibam, as entrevistas da segunda fase acontecem no escritório da Disney em São Paulo, que fica no World Trade Center. A minha entrevista estava marcada para as 11h, então como eu não conhecia o tão falado e temido trânsito de São Paulo, eu preferi chegar no dia anterior e ficar num hotel perto para não ter que sair correndo, com medo de não chegar. Assim que você chega, a primeira coisa que é feita é medir sua altura, pois o entrevistador precisa desses dados pra ver se você poderia ser um performer e assim direcionar sua entrevista para essa role. Eu cheguei mais ou menos uns 25 minutos antes da minha entrevista, mas talvez devido ao grande número de candidatos, minha entrevista atrasou uns 40 minutos.

Sala de Espera no Escritório da Disney

Quando eu finalmente fui chamada, meu coração que já estava acelerado disparou mais ainda, pois eu fui chamada pela Sue, uma entrevistadora americana muitoooo fofa que eu já tinha visto na foto com todos os recrutadores, e que por alguma razão eu senti que queria ser entrevistada por ela quando vi a foto. No momento em que ouvi ela tentando falar meu sobrenome (aproveitem esses momentos, porque é muito divertido ouvir os recrutadores tentando pronunciar nomes brasileiros) e vi que era ela, a moça que eu queria, comecei a surtar por dentro, e todos os meus amigos deram  muita risada porque eles sabiam que eu queria ela.

Os recruiters do ICP 17/18

A entrevista com a Sue, diferente das com outros recrutadores, não aconteceu numa salinha fechada, mas sim atrás de um biombo, mais no canto da sala onde os candidatos esperavam pra serem chamados. No começo eu fiquei um pouco aflita por pensar que todo mundo estaria ouvindo minha entrevista, mas a nossa conversa fluiu tão bem que eu completamente esqueci disso.

Minha entrevistadora Sue!

E é exatamente com essa palavra que se pode descrever a segunda entrevista: é uma conversa. Eu me senti muito mais confortável na segunda entrevista do que na primeira, não só por ela ser individual e não mais em grupo, mas porque eu senti que a Sue estava realmente tentando me conhecer, se aprofundou mais nas perguntas, e assim eu podia mostrar  melhor quem eu era.

Agora vamos ao que mais interessa: as perguntas. Muitas das perguntas já feitas na primeira fase foram feitas de novo na segunda fase, então podem esperar que perguntem pra vocês de novo qual o seu curso e como o ICP está relacionado com ele, o porquê de você querer trabalhar na Disney e que peçam pra vocês falarem um pouco das suas experiências profissionais. Nessa hora, tentem mostrar como o seu background pode te fazer um bom Cast Member.

Minha resposta: Eu estudo Design Gráfico, e para mostrar que o ICP seria importante profissionalmente para mim, eu disse que a oportunidade de interagir e conviver com pessoas de culturas diferentes agregaria muito ao meu repertório, e é isso que os meus professores dizem que é o mais importante para um bom Designer, o repertório. Já aproveitando essa linha de raciocínio eu resolvi falar do meu trabalho. Eu trabalho como professora de inglês, então busquei mostrar que a oportunidade de aprimorar meu inglês também seria importante para minha vida profissional. Mas independente do seu curso, eu creio que os melhores ganchos para trazer a relação do ICP com sua vida acadêmica/profissional é o aprimoramento de idiomas e a troca de experiências culturais.

Depois que essas perguntas mais pessoais são feitas, a entrevista começa a ser moldada com base na sua lista de preferência de roles. A Sue me perguntou quais eram minhas três favoritas, e eu respondi: character performer, character attendant e merchandise. Provavelmente por eu ser baixinha (tenho a altura do nosso Chefinho Mickey Mouse <3 ) e por performer ter sido colocada como minha primeira opção, a minha entrevista foi muito voltada pra essa role. Vou enumerar as perguntas feitas sobre as roles para facilitar pra vocês e não ficar um textão único.

1 – Ela me perguntou o porquê das minhas duas primeiras serem performer e attendant, e eu disse que existem basicamente dois motivos pra isso. O primeiro é que pra mim a parte mais mágica do parques é ver os nossos personagens favoritos ganhando vida e poder interagir com eles, e por isso eu gostaria muito de fazer parte desses momentos. O segundo motivo seria um vídeo que eu vi uma vez, de um menininho autista que, segundo os pais, odiava interagir com estranhos, mas que quando ele conheceu a Branca de Neve, ele completamente se transformou, parecia estar apaixonado por ela. Falei novamente que era meu sonho criar esses momentos mágicos para os Guests. Caso vocês queiram ver o vídeo é só clicar aqui.

2 – Quando a Sue começou a abordar a role performer, ela parecia querer se certifica que eu sabia o quão pesada essa função poderia ser. Ela perguntou se eu sabia que a roupa era bastante pesada, quente e confinadora e se eu teria problema com isso, e eu obviamente respondi que não.  Ela também peguntou se eu poderia usar lentes de contato pois seria impossível usar meus óculos por de baixo da roupa. A essa altura eu já imaginava que ia ser performer com toda a certeza.

3 – Ainda um pouco sobre performer, a Sue me perguntou se eu já tinha realizado algum tipo de aula de teatro ou dança, pois como os Fur Characters não falam, a expressão corporal é extremamente importante. Eu disse que já tinha feito aulas de dança e que era uma pena eu não poder ser princesa porque eu amava cantar e sabia todas as musicas de cor hehe.

4 – Sobre Character Attendant, a primeira pergunta que ela me fez era se eu saberia lidar com Guests rudes, pois isso acontece bastante nessa role. Eu disse que como já trabalhei numa empresa de Contabilidade eu estava acostumada com isso hehe. Tenho uma amiga, que foi Character Attendant, e ela disse que trabalhou com o controle de multidão durante as Olimpíadas que aconteceram aqui no Brasil, o que provavelmente influenciou bastante na escolha do recrutador. Então de novo, tentem mostrar como as experiências profissionais de vocês podem ajudar a lidar com essas situações com Guests.

5 – Mais uma pergunta feita sobre Character Attendant, foi uma situação-problema. Ela me perguntou o que eu faria se uma criança quisesse muito conhecer X personagem pois era seu favorito, mas o tempo do personagem tinha acabado e eu tivesse que fechar a fila. Eu disse que infelizmente eu fecharia fila de qualquer forma, mas tentaria trazer um pouco de show à situação. Exemplo: se o personagem fosse a Bella, eu diria que a Fera está esperando a Bella para o jantar, e por isso ela precisa ir. Essa foi a única situação problema que eu tive durante minha entrevista.

6 – Por fim, as únicas perguntas relacionadas à Merchandise, foram se eu estaria ok com ter que levantar peso, e, já que eu já tinha ido pra Disney antes (ela me perguntou isso no começo da entrevista), se eu saberia lidar com o dinheiro americano.  Por isso eu jamais imaginaria que eu seria Merchandise, só tiveram essas duas perguntas. Isso é uma lição de vida: nunca criem expectativas de nada, pois os recrutadores sabem surpreender. Mas apesar disso ter sido uma surpresa pra mim, eu amei ser merchan, foi a melhor coisa que me aconteceu com certeza.

7* – Essa pergunta não aconteceu na minha entrevista, aconteceu na entrevista do meu namorado, mas achei válida compartilhar porque achei ela um pouco difícil. A entrevistadora do meu namorado foi a Regina, e ela perguntou pra ele como ele manteria a segurança dentro de uma loja. Eu creio que a melhor maneira de responder isso seria dizer que cuidaria da organização da loja, verificando se não tinha nenhuma mercadoria que estava mal alocada e que poderia cair em cima de uma criança. Também podemos dizer que você verificaria se não tem nenhuma mercadoria ou comida derrubada no chão que pudesse causar algum acidente. Vale lembrar que isso é o que eu diria, mas não é uma resposta absolutamente correta, não temos como saber com certeza se é isso que eles querem ouvir.

Bom, passadas todas essas perguntas sobre role, só me foram feitas mais quatro perguntas:

1 – O que seria pra você um Guest Service de qualidade?

Eu disse que para mim, um Guest Service de qualidade seria aquele que englobasse eficientemente as four keys: safety, courtesy, show and efficiency.

2 – Existe alguma Work Location específica que você gostaria?

Falei que qualquer uma seria ótima, só o fato de estar lá eu já estaria realizada.

3- Porque a Disney deveria te contratar?

Bom, essa resposta é muito pessoal, então minha resposta não vai agregar muito à vocês. Mas o que eu posso dizer é: vai lá e fala tudo que você tem de bom e que você acha importante que te faria um bom Cast Member. Tomem só cuidado para não trazer tanto questões pessoais como por exemplo o quanto você ama a Disney, que é seu sonho, etc. Antes de tudo você está concorrendo à uma vaga de emprego, então mostre que você sabe disso, e que sabe que não está lá pra ficar de férias.

4 – Você tem alguma pergunta para mim?

Nesse momento, não interessa que você saiba absolutamente tudo sobre o ICP, pergunte alguma coisa, isso é importante. Eu perguntei se existia algum programa depois do ICP para trabalhar na Disneyland e aproveitei para falar sobre as datas de ida. Eu falei que não teria problema em ir em qualquer uma das data (enfatizei bastante nisso) mas que preferira não ir na primeira por razões de trabalho. Eu honestamente não acho que pedir isso por causa da faculdade seja muito válido, pois todo mundo vai ter problema com a faculdade, por isso foquei mais no meu emprego. Mas de qualquer forma minha solicitação não foi atendida e eu fui justo na primeira data hahah (15/11/17).

Enfim pessoal, eu espero que eu tenha ajudado tanto a solucionar suas dúvidas quanto a acalmar os nervos, que eu sei que estão à flor da pele. Qualquer dúvida que vocês ainda tenham, me chamem no privado e vamos conversar sobre isso! Muita pixie dust pra vocês!

Have a magical day!

22 anos, Ex Disney Cast Member - ICP 2017/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *