Afinal, como decidir em qual mês será mais divertido para você e sua família viajarem para Orlando?

 

 

Planejar uma viagem, não é tão fácil quanto parece. Vários fatores devem ser observados antes de definir a data, para não tornar suas férias um pesadelo. Os parques sempre promovem eventos especiais, que podem atrair mais ou menos turistas em determinadas datas. Feriados e datas comemorativas também podem interferir na sua programação, sem mencionar o fato de que, cada um tem um gosto e um sonho diferente, o que pode tornar algum desses eventos fator decisivo para querer alterar a data de sua viagem. As informações abaixo, são baseadas em nossas experiências e muita pesquisa. No quesito lotação, é sempre uma estimativa, nunca uma certeza matemática. Essas informações, são baseadas em lotações dos anos anteriores e projeções baseadas em levantamentos estatísticos. No final deste post deixe seu comentário contando sua experiência! Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo!


 

JANEIRO

Estação do Ano: Metade do Inverno

Até meados do dia 5 de janeiro, Orlando ainda está lotada de turistas curtindo as festas de final de ano, que é o período onde muita gente consegue tirar férias.
Geralmente, após a primeira semana de cada ano, os parques começam a esvaziar gradativamente. É uma época linda para estar em Orlando. As decorações de Natal dos parques, que ficam instaladas até início de janeiro, são maravilhosas, porém, evitar ir aos parques neste período do ano é uma escolha prudente, pois as enormes filas nas atrações fazem com que se torne bem difícil aproveitar o parque.

Principais eventos de Janeiro

Maratona Disney: Para quem gosta de corridas, as maratonas são um sonho! A Disney sempre traz alguns personagens para interagir com os corredores! É uma diversão mesmo para quem não está participando, porém, nos dias e horários em que tem corrida, os parques ficam com alguns caminhos interditados, o que pode atrapalhar um pouco o passeio.

Martin Luther King Day: O Martin Luther King Day cai sempre na terceira segunda-feira de Janeiro, e os parques ficam cheios já no final de semana que antecede esta data, afinal é um feriado nacional nos Estados Unidos bastante comemorado.

Epcot International Festival of the Arts: Trata-se de um evento que celebra os mais diferentes tipos de arte e acontece no Epcot. Como este é um festival relativamente novo na Disney, com poucas edições realizadas, ainda não se tem uma estimativa na alteração de lotação do parque. Até o momento, as edições realizadas aconteceram do final de janeiro a início de fevereiro. Estivemos neste festival em fevereiro de 2018. Nós não achamos nada de muito marcante. Como tudo que a Disney faz, é muito bem organizado, muito bonito, mas preferimos aproveitar o parque em si, do que participar das atividades extras relativas ao evento.

FEVEREIRO

Estação do Ano: Final do inverno

Já fomos em fevereiro. Em alguns dias faz bastante frio e em outros, faz um solzinho gostoso que te permite até sentir um calorzinho e andar de camiseta. Quanto a lotação, ainda é significativamente alta. Não é das piores, mas também não da para dizer que é tranquilo.

Principais eventos de Fevereiro

Mardi Gras Universal:  O parque Universal Studios, que também adora uma festa, promove em datas selecionadas de fevereiro a abril, o Mardi Gras. Em várias edições da festa, o parque trouxe bandas e cantores famosos para apresentações livres aos visitantes dos parques. Por tal motivo, em algumas datas do Mardi Gras, o parque pode ficar mais cheio, pois para assistir esses shows, basta ter o ingresso normal do parque.

President’s Day: Este feriado sempre cai na terceira segunda-feira do mês e sempre eleva a lotação dos parques, inclusive no final de semana que antecede este feriado.

Princess Half Marathon Weekend: Esta é uma das meia maratonas temáticas Disney e é encantadora. Pense que divertido ver os corredores vestidos de príncipes e princesas! É um charme! Nada muito significativo no quesito lotação dos parques, porém, pode acontecer o mesmo problema de bloqueio de circulação citado anteriormente.

Epcot International Festival of the Arts: Conforme detalhado acima, no mês de janeiro, é um evento que geralmente acontece do final de janeiro a início de fevereiro, no Epcot. Por tratar-se de um festival relativamente novo na Disney, com poucas edições realizadas, ainda não se tem uma estimativa na alteração de lotação do parque neste período.

Spring Break: É o período de uma semana que as escolas e universidades americanas dão de férias no início da primavera.  O que varia bastante são as datas. Enquanto no Sul do país, o Spring Break pode ser no final de fevereiro até meados de março, no Norte, costuma ser de meados de março até o final de abril. Sendo assim o período de final de fevereiro até o final de abril podem alterar muito a lotação dos parques. Em 2016 fomos no final de março e voltamos na metade de Abril. Não foi nada comparado com a lotação de dezembro e janeiro, mas, mesmo assim, houve dias em que as filas desanimavam um pouco.

Flower & Garden Festival: Para os amantes de flores e jardins, este festival é imperdível. O Epcot, parque em que acontece o festival, fica ainda mais florido, com uma decoração colorida e especial, sendo enfeitado com milhões de flores. Sem mencionar nos personagens da Disney feitos inteiramente a base de flores topiarias (topiaria é a arte de podar plantas em formas ornamentais), que ficam espalhados por todo o parque. É simplesmente majestoso o visual. O Flower & Garden Festival, acontece no finalzinho de Fevereiro, que marca o início da Primavera Americana e se estende até Maio. Não há neste período um aumento de lotação em decorrência deste Festival, até porque, ele acontece somente no Epcot. Mas é importante frisar que nos finais de semana, onde os parques normalmente são mais cheios, em dias de festivais, pode interferir um pouco no volume de visitantes.

MARÇO

Estação do Ano: Início da Primavera

Também já tivemos a oportunidade de estar em Orlando de março a abril. O clima é ótimo e as filas são grandes, mas nada assustador. Se bem programado, é possível aproveitar bastante os parques! Inclusive os aquáticos!

Principais eventos de Março

Carnaval Brasileiro: Você pode estar se perguntando, o que o carnaval brasileiro pode ter a ver com a lotação dos parques de Orlando. E a resposta é: Tudo!

Muitos brasileiros, aproveitam que haverá uns bons dias de recesso em nosso país para curtir alguns momentos em Orlando, e isso pode alterar significativamente o número de visitantes nos parques, principalmente, por coincidir, com o Spring Break deles. Como o nosso carnaval pode acontecer em fevereiro ou em março, antes de programar sua viagem, olhe no calendário estas datas para que não tenha surpresas.

Spring Break: Como já detalhado acima, o Spring Break pode começar no final de fevereiro e ir até final de abril. A lotação neste período é grande, pois afinal, são as férias escolares dos americanos. Então, este é um ponto a ser pesquisado antes de fechar sua viagem.

Flower & Garden Festival: Também como detalhado acima, o festival segue acontecendo no Epcot durante março e influencia um pouco na lotação deste parque em específico, quando atentamos ao detalhe que estará acontecendo simultaneamente com o Spring Break.

Mardi Gras Universal: Conforme detalhamento no tópico do mês de fevereiro, em março, a Universal ainda está no Clima de Mardi Gras. Então, de novo, pesquise quando estará acontecendo, na data em que você estará em Orlando.

Páscoa: Esta é mais uma data, que assim como o Carnaval, depende do ano.
Pode ser em março ou em abril. Como a Disney promove no Epcot, uma brincadeira mágica de caça aos ovos, chamada de Egg Stravaganza, este parque em especial, pode ficar um pouco mais cheio nesses dias. Os personagens da Coelhinha e do Coelhinho da Páscoa também ficam no Magic Kingdom para tirar fotos, além de uma pré parada linda, que acontece no sábado e no domingo de Páscoa.

 

ABRIL

Estação do Ano: Metade da Primavera

Da mesma maneira que em março, é um mês com excelente clima, um pouco cheio devido ao Spring Break que acaba totalmente no final de abril, mas também é possível aproveitar e se divertir bastante!

Principais eventos de Abril

Páscoa: Caso a Páscoa aconteça em Abril, atentar para os detalhes conforme citado acima no mês de março.

Flower & Garden Festival: Em abril, o Spring Break e a páscoa chegaram ao fim, o que faz com que apenas nos finais de semana este festival influencie um pouquinho mais na lotação deste parque, que é quando os residentes de Orlando e região também aproveitam para curtir o evento.

Mardi Gras Universal: Conforme detalhamento no tópico do mês de fevereiro, em abril, a Universal ainda está no Clima de Mardi Gras. Então, de novo, pesquise quando estará acontecendo, na data em que você estará em Orlando.

Star Wars Half Marathon – Dark Side: Para deleite de quem ama maratonas, ama Star Wars, ou melhor ainda, ama as duas coisas, esta é mais uma meia maratona temática da Disney. A dinâmica de lotação é a mesma das maratonas citadas anteriormente, ou seja, não é nada que deixe o parque extremamente cheio ou atrapalhe muito seus planos. Nós participaríamos facilmente deste evento! Não aguentaríamos correr nem meio metro, mas valeria a brincadeira só pelo prazer de irmos fantasiadas e vermos o povo todo correndo no melhor estilo Star Wars! rsrs!

 

MAIO

Estação do Ano: Final da Primavera

Particularmente, achamos Maio um mês incrível para ir à Orlando. Geralmente a lotação fica abaixo da média, o clima é agradável e ainda podemos pegar um pouquinho da decoração do Flower & Garden Festival.

Principais eventos de Maio

Flower & Garden Festival: Mesmo chegando ao fim a primavera, ainda podemos contar com a decoração do festival. Como sempre, a lotação pode ficar levemente alterada nos finais de semana apenas.

Memorial Day: Feriado nacional que acontece na última segunda-feira de Maio. Este feriado homenageia os militares americanos que morreram em combate, e os americanos valorizam muito os militares. Então, pode esperar uma lotação alta neste período. Para piorar, este feriado também costuma marcar o início das férias de verão de muitas escolas americanas. Férias escolares significam, parques cheios.

 

JUNHO E JULHO

Estação do Ano: Verão

Principais eventos de Junho e Julho

Férias: Sinceramente, junho e julho não é um mês que algum dia irá entrar em nossos planos de viagem Disney. Em primeiro lugar, o calor é insuportável, especialmente para quem é do Sul do Brasil como nós e sofre com o calor extremo! rsrsrs! Em segundo lugar, em junho começam as férias escolares de verão nos Estados Unidos e em Julho, as férias escolares no Brasil. Então pense num parque cheio. Pensou? Multiplique por 2 e você saberá como é. A combinação de parque lotado + calor insuportável, é catastrófica. Caso você precise aproveitar as férias escolares das crianças, faça um esforço para ir nas férias de início de dezembro ou metade de janeiro. Ainda é cheio, mas acreditamos ser menos sofrido. Sem mencionar o clima natalino e a decoração que é maravilhosa. Ela é instalada no início de novembro e fica até início de janeiro! Caso faça muita questão em ir aos parques aquáticos, o que não é possível fazer em dezembro e janeiro devido ao friozinho, vá no meio do ano mesmo. Mas prepare um roteiro incrível antes de ir, para não perder nenhum minuto desnecessariamente!

4 de Julho: Dia da independência dos Estados Unidos. Pensem com a gente...este já é um mês de lotação altíssima. Junte isso com o feriado Nacional da Independência dos Estados Unidos, lembrando que o Americano é um povo extremamente patriota e orgulhoso de seu país. Para eles, esse dia é um acontecimento a ser comemorado! Neste dia, em especial, os parques estarão mais cheios ainda, principalmente o Magic Kingdom e Epcot. Caso não possa evitar estar lá nesta data, então aproveite para ver o show de fogos, que é muito especial neste dia.

 

AGOSTO

Estação do Ano: Final do Verão

A lotação dos parques no início de Agosto, ainda estará um pouco alterada devido ao final das férias de verão dos Estados Unidos. Ao longo do mês, gradativamente irá esvaziando. Caso opte por agosto, priorize final do mês. Com certeza sua viagem vai ser mais proveitosa e você ainda poderá aproveitar os parques aquáticos!

Inclusive, o parque aquático Discovery Cove, que é da rede Sea Word, é um sonho de parque, além de um excelente local para descansar da rotina exaustiva dos parques temáticos. Nade com arraias, golfinhos, peixinhos e até mergulhe com tubarões se tiver coragem. O ambiente todo parece um paraíso natural, só que é totalmente construído e ambientado para que os animais se sintam na natureza. Está incluso no ingresso: comida e bebida liberada o dia todo, roupa de neoprene, óculos para mergulho, inclusive com grau, snorkel e protetor solar especial para não contaminar os animais.

 

SETEMBRO

Estação do Ano: Início do Outono

Em nossa opinião, é um mês ótimo para aproveitar suas férias em Orlando! O clima é agradável e encontrará bem menos filas nas atrações.

Principais eventos de Setembro

Labor Day: Feriado nacional que acontece na primeira segunda-feira de setembro. Como já escrito anteriormente, em feriado, espere um parque mais cheio neste dia e no final de semana que o antecede.

Food & Wine Festival: Este é mais um dos festivais que acontecem no Epcot. Para quem adora ter diversas experiências gastronômicas, o que naturalmente já é encontrado no Epcot, este festival é um excelente passeio. São montados diversos quiosques de países, representando diferentes culturas gastronômicas. Cada quiosque vende suas comidas e bebidas típicas! O Quiosque do Brasil sempre está por lá! Na edição de 2017, tinha pão de queijo e escondidinho de carne! Deu tanta emoção ver nosso país lá! Encheu os olhos e a boca de água! rsrsrs! A alteração na lotação do Epcot é pequena, com exceção dos finais de semana, que é quando os residentes de Orlando também vão ao parque para curtir esse festival. Melhor evitar este parque nos finais de semana do festival.

Festas de Halloween: Apesar do Halloween ser em 31/10, os parques começam a celebração ainda em setembro, em algumas noites selecionadas, depois que os parques fecham. Na Disney, a festa especial de Halloween acontece no Magic Kingdom e na Universal Studios, acontece apenas na Universal e não no Island of Adventure. O perfil destas festas é bem diferente. Na Disney, a festa não é nada assustadora, já na Universal, eles prezam pelo terror e pelo susto mesmo. Nós somos suspeitas para falar da festa da Disney, pois é nosso evento predileto. Sabem por qual motivo? Porque nos dias de evento de Halloween, adulto também pode ir fantasiado! Ir na Disney vestida de princesa, não tem preço! rsrs! É um momento para jamais esquecer. Passear pelo parque e ver a maioria dos adultos com uma fantasia mais legal que a outra, torna o momento ainda mais mágico! Sobre o Halloween da Universal, somos obrigadas a falar que detestamos. Estávamos com uma expectativa muito alta talvez, pois adoramos filmes de terror, então fomos com um espírito para terror naquele dia. Deixamos o espírito mágico Disney no Hotel! Digo que foi frustrante. O único susto que levamos foi quando lembramos o quanto gastamos nos ingressos extras para ir ao evento. Mas vamos falar da lotação, senão nos empolgamos e não paramos mais de falar do Halloween Disney! rsrs! Por necessitar de ingresso especial para a festa que acontece somente a noite, não vimos alteração de lotação durante o dia. Mas segue dica importante: Consulte quais serão os dias em que terão as festas noturnas de Halloween. Se não quiser comprar o ingresso extra obrigatório para ficar, evite o Magic Kingdom e a Universal Studios nestes dias. Motivo: O parque fechará mais cedo e só quem pode ficar é quem comprou o ingresso para a festa. E para piorar, perderá o Show de fogos e projeção no Castelo da Cinderela.

 

OUTUBRO

Estação do Ano: Meio do Outono

Neste mês, os parques já começam a encher um pouquinho, mas a lotação ainda fica abaixo da média.

Principais eventos de Outubro

Food & Wine Festival: Conforme mencionado acima, no mês de setembro, a lotação pode ficar mais elevada nos finais de semana no Epcot, parque em que acontece o festival.

Columbus Day: Feriado nacional que celebra a chegada de Cristóvão Colombo à América e acontece sempre na segunda segunda-feira de Outubro. Como em todo feriado, espere uma maior lotação neste dia e durante o final de semana que o antecede. Feriados são dias ótimos para ir em outlets, pois geralmente tem ótimas promoções.

Festas de Halloween: Conforme detalhado acima, as celebrações de Halloween começam em setembro, mas a medida que outubro vai se aproximando, esta festa vai ganhando mais força. Não esqueça que o Americano adora comemorar o Halloween. Super recomendamos, pois é a nossa festa predileta. Esta tradição de todos se empenharem em ir fantasiados ao parque, torna tudo mais divertido. Complementando o que escrevemos no mês de setembro acima, não esqueça que na Disney, há regras para as fantasias. Não pode máscaras, capas longas ou roupas que arrastem no chão, dentre vários outros detalhes. Tudo isto está escrito no site da Disney. Já na Universal, não pode ir fantasiado de nenhuma forma, especialmente com máscaras e pinturas que atrapalhem a identificação do seu rosto.

 

NOVEMBRO

Estação do Ano: Fim do Outono

Quem aí acha a época de Natal encantadora? Imaginamos que é difícil alguém não achar lindo as decorações natalinas, por mais que não comemore muito a data. Novembro pode até não ser um mês de lotação baixa, mas a beleza das decorações natalinas, que são instaladas logo no início deste mês, consegue deixar os parques ainda mais bonitos!

Principais eventos de Novembro

Food & Wine Festival: Conforme mencionado acima, no mês de setembro, a lotação pode ficar mais elevada nos finais de semana no Epcot, parque em que acontece o festival.

Wine & Dine 1/2 Marathon Weekend: Mais uma das meia-maratonas da Disney. A dinâmica de lotação é a mesma das maratonas citadas anteriormente, ou seja, não é nada que deixe o parque extremamente cheio ou atrapalhe muito seus planos. Só não esqueça que haverá por algumas horas durante a corrida, o bloqueio de alguns caminhos.

Mickey’s Very Merry Christmas Party:

 Esta comemoração tem a mesma dinâmica da festa de Halloween. Mediante compra de ingresso extra, em alguns dias selecionados, a Disney realiza uma festa de Natal especial no Magic Kingdom, já a partir de novembro. Não precisamos nem dizer que é linda não é mesmo? Mas não se esqueçam, nestes dias, só ficam nos parques no período da noite quem tem ingresso extra. Se você não tem interesse em participar desta festa especial, evite ir ao Magic Kingdom nos dias em que acontecerá esta festa, senão, não verá o show de fogos e projeção do Castelo da Cinderela. E isso é um momento imperdível.

Gravação da Parada de Natal da ABC: O canal de TV ABC (que pertence à Disney), realiza durante alguns dias, a gravação da parada especial de Natal. As datas são divulgadas ao final de cada ano. É comum algumas celebridades serem convidadas a participarem das gravações, e em decorrência disso, já da para imaginar que a lotação do Magic Kingdom, nos dias em que terá gravação, vai lá para estratosfera né? Então, a dica é verificar qual serão os dias das gravações e evitar o Magic Kingdom nestes dias. Atenção, pode ser que as gravações aconteçam em dezembro. Fique ligado!

Feriado de Ação de Graças: Exatamente como vemos nos filmes, o Thanksgiving Day (dia de Ação de Graças) é considerado um dia muito importante para os Americanos e Canadenses.

Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Novamente como dissemos anteriormente, em feriados e nos finais de semana que os antecedem, esperem parques superlotados. A foto abaixo é da Bárbara, no jantar de Thanksgiving fornecido pela Disney apenas para seus Cast Members.

Observação importante: Em novembro não podemos esquecer do Black Friday, que também atrai muitos turistas aos Estados Unidos. Então aproveitem para ir as compras neste período!

 

DEZEMBRO

Estação do Ano: Início do Inverno

O início de dezembro, ainda é período de lotação bem aceitável, porém, ao chegar na metade do mês, já podemos contar com filas intermináveis e com uma difícil locomoção pelo parque. Na semana do Natal e Ano Novo, chega a ser insano de tanta gente. Parece um formigueiro. É comum os parques chegarem na sua lotação máxima, em especial no Magic Kingdom , nos dias 25 e 31, em que as vezes acontece da Disney fechar os portões antes do meio dia, por ter chego na lotação máxima já no período da manhã. Dica de quem já foi e trabalhou na Disney neste período: Se for possível, evite metade de dezembro até metade de janeiro.

Principais eventos de Dezembro

Mickey’s Very Merry Christmas Party: Conforme já descrito acima, assim como em novembro a festa de Natal no Magic Kingdom continua, por óbvio, com todo seu esplendor, durante dezembro.  Atenção para as datas selecionadas em que a festa especial acontecerá, para não ter que sair antecipadamente do parque e perder o show de fogos e projeção do Castelo! Somente quem compra o ingresso especial para esta festa pode ficar até fechar o parque.

 

Concluindo...pesquisar muito, antes de marcar uma viagem, é primordial para elevar ao máximo o aproveitamento de cada dia de suas férias. Fazer um roteiro com a programação diária auxilia muito o viajante, principalmente quem está indo pela primeira vez, a não se perder no tempo fazendo coisas que não são tão interessantes assim. É um trabalho árduo, porém necessário, pois conforme visto acima, muitas variantes podem alterar sua programação. Se você não tem um roteiro diário, a chance de deixar de fazer ou conhecer algo que era importante para você e sua família, pode ir por água abaixo!

Nós podemos fazer isso para você! Entre em contato e saiba como funciona nosso roteiro personalizado!

contato@girlsatdisney.com
(41) 98805-7358